Festa de aniversário em casa

Toda criança espera ansiosa pelo dia do seu aniversário. Comer bolo, ganhar presentes, brincar com os amigos e com aqueles primos que, nem sempre, estão presentes no seu dia-a-dia… É uma delícia, não é mesmo? Lembro muito de todos os meus aniversários da infância, a maioria foi comemorado na casa de minha avó materna, pois sempre morei em apartamento quando criança (salvo quando tinha 4 anos, morava em uma vila e esse aniversário foi nessa casa). Era bom, meus pais sempre convidavam toda a família e amigos, não eram festas luxuosas, mas era bem regadas à comidinhas e bebidinhas, tudo delicioso!

Depois dessa minha época de criança, veio toda uma massificação de fazer festas infantis em buffets especializados, dada a falta de tempo dos pais em organizar e preparar um evento desses. Os buffets, claro, cobram bem seus serviços para que os pais e as crianças sejam tratados como uma família real, em que somente entram na festa já preparada, totalmente decorada, com as comidas e bebidas sendo servidas aos convidados. Não sei quanto custa agora, mas há 2 anos, quando fiz a festa da Marcelle num buffet com um playground bacana e brinquedos eletrônicos, foi a bagatela de R$ 40 por pessoa, mais ou menos, não lembro exatamente.

Fora essa exceção, sempre procurei fazer as festas das crianças em casa mesmo, pois acho mais prático, barato e as crianças se divertem bastante. Afinal, estar em sua própria casa faz com que a criança esteja à vontade, pode compartilhar seus brinquedos com as outras crianças, brincar sem frescura, num ambiente que ela conhece muito bem. Pros pais (principalmente pra mãe, que geralmente é quem organiza), também rola essa mesma sensação de estar mais seguros de seu espaço.

Claro, em uma festa em casa, não teremos pessoas servindo os convidados, nem fritando salgadinhos o tempo todo. Por isso, procurei algumas dicas para facilitar tanto pros anfitriões quanto pros convidados.

festa infantil 2 620x465 Festa de aniversário em casa

Troque os tradicionais salgadinhos fritos por mini-sanduíches, tortas, wraps, pipoca, cachorro-quente ou buraco quente/mexicano (ou outro nome que você conheça pro famoso pão francês com carne moída!). São opções que não necessitam que você ou alguém permaneça na cozinha durante toda a festa, são de preparo rápido e com certeza vão agradar a todos os paladares.

festa infantil 3 620x465 Festa de aniversário em casa

Que tal trocar os docinhos tradicionais por cupcakes, macarrons, ou até mesmo biscoitinhos e jujubas? Gelatina também é um doce baratinho que as crianças adoram. O difícil é passar sem brigadeiros, mas até nessa hora você pode subverter, servindo um brigadeiro de colher ou um cakepop.

festa infantil 4 620x465 Festa de aniversário em casa

Seu filho faz aniversário nos meses mais quentes? Então, você pode servir, também, frutas! Uma explosão de cores e formas vai tomar conta de sua mesa, com opções saudáveis e fresquinhas. Você pode preparar uma salada de frutas, seja em potinhos, saquinhos ou até mesmo no espeto. Adorei a ideia de colocar a fruta no palito de sorvete, super criativa! As frutas também podem ser apresentadas fatiadas ou em cubos, para que os convidados se sirvam em pratinhos e, depois, podem regar com creme de leite, leite condensado ou calda de chocolate (essas coberturas podem ser colocadas à mesa em pequenas jarras para facilitar).

festa infantil 6 620x465 Festa de aniversário em casa

O bolo pode ser um investimento a mais na festa. Já existem muitas pessoas especializadas em decorar bolos com pasta americana ou bolos cenográficos (não são de comer) feitos com porcelana fria que pode, inclusive, ser alugado, como a decoração. Mas se você não tem condições ou não quer esse tipo de bolo, pode apenas incrementar na hora de confeitá-lo, usando chantilly ou brigadeiro, ou mesmo uma ganache, e usar bicos de confeitar, além de confeitos de chocolate, granulados ou jujubas. Fica um colorido bem legal! Na montagem acima, não tem fotos, mas se você usar um bolo cenográfico, pode servir o bolo embrulhado (minha mãe já fez muito isso!), dispensando o uso de pratinhos de plástico.

festa infantil 5 620x465 Festa de aniversário em casa

Hora de se divertir! Em casa, a decoração não precisa ser tão minuciosa como vemos nos buffets. Você pode usar temas mais comuns, como circo, zoológico, fazendinha, casa de bonecas, futebol… É importante que você estabeleça um padrão de cores, uma identidade visual a ser usada nas toalhas, guardanapos, balões, lembrancinhas e etc. Assim, a decoração ficará harmoniosa. Os convidados também podem levar parte da decoração, basta você fazer lembrancinhas usando balões e cestinhos ou latas com guloseimas!

festa infantil 7 620x465 Festa de aniversário em casa

Criança gosta mesmo é de doces e brinquedos. Por isso, na hora de elaborar as lembrancinhas, pense em opções que agradem os pequenos! Potinhos de acrílico, latinhas (como aquelas de pastilhas), canecas ou até mesmo o bom e velho pirulito são boas opções. Se você puder gastar um pouco, pode personalizar canecas ou brinquedos plásticos baratinhos com o nome da criança e sua foto. É uma verdadeira febre atualmente essa personalização, mas não é obrigatória. Uma tag bem feitinha, com o nome da criança, quantos anos está completando e a data já estão de bom tamanho.

festa infantil 1 620x465 Festa de aniversário em casa

Essas fotos são do aniversário de 2 anos do Vinícius. Como eram poucos convidados, fiz brigadeiro de colher e mousse de maracujá, que a família adora, como doces e pãezinhos (bisnaguinha) com patê de atum para servir. O bolo era de chocolate e massa branca, recheado com doce de leite e coberto com chantilly, que colori de azul com corante em gel e decorei com um confeito colorido em forma de estrela. A lembrancinha era um pirulito grande, com uma embalagem que eu mesma fiz: de um lado, uma foto do Vini e do outro, seu nome, data e quantos anos fazia. A decoração foi bem simples, apenas com bexigas coloridas azuis.

As opções são várias, mas o mais importante é que, ao montar o lugar onde vai apresentar os quitutes, eles estejam de uma forma que facilite ao convidado se servir. Isto é: tortas devem já estar cortadas, sanduíches podem estar já com o guardanapo ou em saquinhos, talheres, pratos e copos devem estar à disposição e de fácil manuseio. Assim, os convidados poderão se servir tranquilamente, inclusive as crianças.

Espero que vocês tenham gostado das dicas! Se tiverem alguma outra dica que queiram compartilhar, fiquem à vontade pra mandar ver nos comentários!

21 comentários
  1. Dea
  2. Giovana
  3. Bruna
  4. Ivanilda
  5. milena
  6. ANA JULIA
  7. MAIDA
  8. Ruth
  9. Fernanda Souza
  10. Marina
  11. Bruna Marques
  12. Aline

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE